segunda-feira, 8 de abril de 2013

Emagrecer dormindo!

A criatura some durante metade de um mês e volta loucona falando que é possível emagrecer dormindo.

Bom amores, peço desculpas pelo sumiço mas não pelo título deste post. Para emagrecer você precisará mais do que força de vontade, dieta balanceada, exercícios, chás e fé. É preciso dormir. Não é maravilhoso? *u*

E quem vai explicar o que acontece quimicamente nessa máquina perfeita que é o corpo humano é a minha convidada especial, futura engenheira química (e amiga desde a quarta série!) Renata Clara de Souza:


"Para quem pensa que é só a atividade física e uma alimentação moderada bastam para manter o corpitcho, se enganou, uma bela e relaxante noite de sono ajuda na eliminação os “abençoados” quilinhos extras.
Durante a noite produzimos a leptina, um hormônio inibidor natural de apetite. Quando  não dormimos direito o nível da leptina despenca e outro hormônio aumenta, a grelina que estimula o nosso “fiel amigo” (esse nunca me abandona): o apetite.  Ou seja, a montanha russa de altos e baixos desses hormônios favorece o ganho dos indesejados pneuzinhos.
Vou traduzir isso em forma de equação (olha meu lado engenheira quase formada se manifestando...rs):  sono irregular + ansiedade =  a quilos a mais.
É claro que ate certo nível de ansiedade é normal, todos temos (isso faz parte do nosso instinto de sobrevivência, nossa parte animal), porém quando ela começa a atrapalhar é preocupante, ou seja, quando ela vem sem motivo ou de forma exagerada.
A pessoa ansiosa pode ter episódios de insônia, demora em pegar no sono, uma noite mal dormida com vários eventos de despertar durante a noite e tudo isso só pela simples expectativa de adormecer (é o cumulo da ansiedade!). Isso causa um efeito “kamikaze” na produção da leptina, e então você fica lá com os olhos estalados, pensando o que tem na geladeira ou no armário para comer até a hora que a vontade de comer é maior do que a preguiça e você vai lá e faz aquele assalto a geladeira noturno... [quem nunca?]
E ainda tem outras variáveis muito importantes nesta equação: na fase profunda do sono liberamos a insulina, que equilibra o nível de glicose no nosso corpo. Não dormir direito pode elevar a quantidade de cortisol, que descompensa a glicemia. Consequentemente é mais açúcar e mais chances de desenvolver a diabetes.
Então vamos lá pessoas com massa corpórea acima do ideal!! Além de procurar nutricionista e uma academia seria legal procurar um psiquiatra ou psicólogo e um otorrino para um exame de polissonografia (exame que você tem que dormir com mil e um fios ligados em você) para procurar distúrbios do sono.
Agora um depoimento: na verdade eu a balança travamos uma guerra praticamente desde que me conheço por gente, e até agora estimo que ela deve ter ganhado mais ou menos 90 porcento das batalhas. Então mudei a estratégia e fui atrás do tratamento do meu sono irregular (que ainda está em investigação). Consequentemente percebi que estou travando uma guerra mais justa e equilibrada com meus 25 quilinhos  a mais!"

 Quero agradecer imensamente por essa linda ter escrito esse texto para ajudar mais pessoas "com massa corpórea acima do ideal" ~vulgo gordinhas~ a conhecer mais o próprio corpo e, quem sabe, adotar mais uma estratégia na guerra contra a gordura.

Valeu pro ajudar azamigue salinda!
Então delicinhas vou me despedindo por aqui e prometo me organizar melhor para não deixar o blog tanto tempo sem posts. Volto em breve com muitas novidades! Agora vou afofar o travesseiro, o ursinho e o edredon para que o meu sono de beleza funcione contra as olheiras e a balança! hahaha >.<

Good night honey bees!


3 comentários:

  1. Obriga eu q digo..., pela oportunidade!!! e juro que vou tentar colocar o meu lado química para nos ajudar!!!
    E vou tentar mostrar resultado.
    Ficou ótimo!!! adorei!!!
    bjosss estamos junto na guerra!!!

    Renata Clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadaaaa Re!

      Tamo junto gata! Mande fotoooos! ;)

      Bjinhos,

      Nathy

      Excluir
  2. Uma pergunta para engenheira... esse estimulo do apetite que não dormir causa é meio instantâneo? Sempre que eu fico acordada de madrugada, independente do motivo (balada, estudo, namoro) me dá uma fome!!!

    Adorei o post!!
    Beijinhos
    Jami

    ResponderExcluir