quinta-feira, 21 de março de 2013

TPM

Oi saslindas, tudo bem? (não fiquem chateados meninos, esse post vai interessar mais à nós por motivos femininos...mas fiquem à vontade para ler, comentar e recomendar, ok?)

Bom, vamos ao que interessa. Todos os meses chega um período em que ficamos mais sensíveis, mais inchadas, com o humor mais instável, e ensandecidas por um chocolate. Alguém  se identifica com esses sintomas?

Mas você, mulher forte e disciplinada não vai se entregar aos prazeres momentâneos, pois tem um  objetivo maior...então sua mãe vai ao mercado e compra Danete, Kit Kat, bolacha waffle de chocolate, sonho de valsa e chocolate Milka, e o namorado senta do seu lado com essa cara:

Como ninguém é de ferro você come (um pedacinho!), mas fica se sentindo culpada. Na boa, UM sonho de valsa OU 1 quadradinho da barra, não vai te engordar amiga. Aliás fará até bem, porque como diz o ditado "parafuso que muito se aperta uma hora espana". Mas tem que ficar atenta para não acabar o controle e fazer aloka!
Se você acha que não tá preparada para encarar uma dose tão homeopática desse presente dos deuses (ou de qualquer outra coisa deliciosa/engordativa/divina que vc ame) não coma. Vá trabalhando o seus pensamentos e auto-controle. Aqui em casa comecei a conscientização da família me comparando com uma dependente química*. Ninguém oferece uma "dosesinha" para alguém que está se livrando do vício, certo? Com quem está se reeducando funciona da mesma maneira. Até você se sentir segura e no controle da situação mantenha uma distância segura dos alimentos que te deixam mais longe da sua meta.

E mais importante: quando vc perceber que consegue dizer "não", vc se sentirá bem e poderosa por perceber que consegue vencer e controlar a si mesma (a maior de todas as forças!). E então percebe que mais força de vontade do que dizer "não" é saber dizer "chega". Isso é mais do que autocontrole, é autoconhecimento. Vc pára de tratar a comida como um refúgio ou como uma recompensa. E finalmente entende plenamente o significado daquele ditado que toda gordinha já ouviu na vida: "Não viva para comer, coma para viver!".

*Eu sei que dependentes químicos passam uma barra e que não há quantidade segura ou saudável para o consumo dessas substâncias. A comparação aqui foi meramente ilustrativa, porque assim como os ex-dependentes os ex-gordinhos lutarão a vida toda para manter o peso ideal.

P.S.: Recomendo a leitura deste artigo, que explicará muita coisa sobre o desejo incontrolável de comer chocolate durante a TPM. Quem disse que esse blog não é cultura? kkkk

Um comentário:

  1. Caramba!! É TUDO verdade!!! Desde a tpm até "ex gordinhos lutarão a vida toda para manter o peso ideal". Só faltou acrescentar: "e todo mundo vai achar frescura..."

    Gostei também da parte do autocontrole... acho que ainda não adquiri isso... tanto que era mais facil manter o peso qnd eu morava sozinha. Simplesmente não comprava nada de gordices!!

    Nath, se vc puder, qnd postar coisas novas, dá uma divulgada no face... adoro o jeito como vc escreve, mas não tinha visto os 3 ultimos post!

    beijinhos
    Jami

    ResponderExcluir