quinta-feira, 21 de março de 2013

Monstro Marinho

E aí vc percebe que o emagrecimento a jato (eu tava perdendo uns 2 kgs por semana no início) deu uma reduzida na velocidade e agora parece que você não tá emagrecendo mais...
"Sai daquíííííí!"
Calma, calma "não priemos cânico!". O corpo precisa de um tempinho para ir se adaptando à nova realidade. Sem contar que alguns dias antes e durante a "misturação" a gente fica inchada e o ponteiro da balança enlouquece! Comigo já aconteceu de "ganhar" 2 ou 3kgs (!!!) antes e durante, mas assim que acaba a tortura, a dita cuja tudo volta ao normal e às vezes até diminui um pouquinho viu? \o/
Acontece que, fora esses momentos especícíficos em que meus hormônios estão me odiando a mãe natureza está no comando, eu tenho um probleminha chamado "retenção de líquido". Já teve época em que eu me sentia uma versão mais fadinha da Sandy...eu não transpiro, quase não faço pipi e nem faço "Devlin" (se não entendeu assista o filme "Esposa de Mentirinha" e leia o post de novo...hahaha).

Depois dos doces, meu inimigo número dois é o SAL! Já tentei fazer a natureba e comer salada sem tempero e comida com quase nenhum sal, mas não rolou...então fui buscar informações para minimizar o estrago. A primeira regra: TOME ÁGUA! A segunda é: prefira o sal grosso. (OI? 'Ô.õ') Sim, passe a temperar sua saladinha e a sua comida com sal grosso. Existem diferentes tipos de sal:

Sal marinho
Esta é a opção mais saudável para cozinhar, de acordo com a nutricionista Gabriela Maia, em entrevista à revista BONS FLUIDOS. Explica-se: o produto não passa pelo processo de refinamento, garantindo em sua composição nutrientes como flúor, enxofre, cálcio, magnésio e iodo natural. E não contém aditivos, como o sal refinado – considerado o menos saudável – que, além de perder todos os nutrientes originais, recebe antiumectantes pra mantê-lo branquinho e solto.
Sal grossoÉ um produto não refinado apresentando na forma que sai da salina, sem passar pelo processo de moagem. É tão saudável quanto o marinho, mas como tem grãos muito grandes, não é adequado para o uso diário. Na culinária é muito usado em churrascos, carnes assadas  e peixes.
Sal lightO produto tem 50% de cloreto de sódio substituído por cloreto de potássio. É indicado para quem precisa diminuir a ingestão de sódio, como os hipertensos ou portadores de insuficiência cardíaca. Também é válido para reduzir a retenção de líquido e o inchaço (bom para quem quer perder peso). Mas atenção: ele deve ser evitado por pessoas com problemas renais, que devem ter a ingestão de potássio regulada.

E é aqui que vem a super dica que eu trago diretamente da Zoropa pra vcs (sou chic bein!). Minha prima mora em Amsterdan há uns 15 anos pelo menos. E lá eles compram o sal já no saleiro, que tem um sisteminha de moagem, parecido com aqueles pimenteiros, sabe? Minha tia foi visitar a filha e trouxe um saleiro desse para minha mãe. E como pobre acha tudo que é importado melhor, a gente achava até o sabor daquele sal diferente...
"Eu não preciso disso, meu sal vem da Holanda!"
Quando o sal acabou descobrimos que não era possível abrir o vidro para colocar mais sal grosso brasileiro de pobre mesmo lá dentro. #xatiadas :'(

Minha mãe, guerreira brasileira que é, foi atrás de um saleiro similar e encontrou este daqui: 
Batman e Robin da minha salada!
O sistema de moagem dele é de cerâmica e não pode ter contato com água, mas a tampa e o vidro podem ser lavados normalmente. E olha vou dizer pra vcs: FAZ DIFERENÇA, SIM! Parece que a comida fica mais gostosa sabe? Mas não é para se empolgar e colocar uma montanha de sal, viu? Moderação sempre!

Só porque eu amo vcs vou deixar aqui o mapinha da loja Rogane Presentes, onde a mamis encontrou o saleiro mágico. :o*

 



2 comentários:

  1. TOP! Ameei! Maledita retenção de líquido!! hahahahahahahah.. AMEI o post! :)))

    Beijobeijo..

    Lívia

    ResponderExcluir
  2. UMA DICA: na salada ñ precisa de sal!! azeite,e limão e uma pitadinha de orégano!! fica uma delicia( no começo pode estranhar), mais o paladar humano precisa de 15 a 20 dias para se acostumar com as coisas novas!!
    E pra quem gosta!! 2 gotinha de pimenta árabe.
    E tbm opte por comer o arroz sem sal ou o feijão! no fim das contar ajuda muito!! a diminuição do acumulo de sodio no corpo!!!!

    ResponderExcluir